1. Quais as formas de contato com o Centro de Seleção?
O atendimento funciona em horário comercial, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira no endereço (Rua 226, Qd. 71 – Setor Universitário), para atendimento presencial, e por telefone (62) 3209 6330 ou (62) 3209 6331. Atendemos também por e-mail: cs@ufg.br.
2. Como alterar os dados cadastrais?
No site do Concurso, selecionar no menu esquerdo, item cadastro, subitem editar cadastro, disponível na página do Concurso/Processo Seletivo. Após efetuar o login o candidato deverá selecionar a opção alterar dados.
É importante ressaltar que a atualização do cadastro é essencial, pois utilizando estes dados o Centro de Seleção entra em contato com o candidato.
3. Como recuperar a senha do meu cadastro?
No menu esquerdo, item cadastro , subitem esqueci minha senha , disponível na página do Concurso/Processo Seletivo.
O candidato irá acessar esta página e informar o CPF. Assim ele receberá, no e-mail cadastrado, as informações de sua conta. Caso o e-mail demore a chegar, recomendamos que verifiquem a caixa de spam e o lixo eletrônico.
4. Não tenho mais acesso ao e-mail cadastrado. É possível recuperar a senha?
Sim. Para recuperação de senha é necessário o envio dos documentos pessoais, RG e CPF, digitalizados para o e-mail: cs@ufg.br.
5. Como alterar o nome no cadastro?
A alteração do nome do candidato é feito exclusivamente pelo Centro de Seleção. Nesse caso o candidato deverá enviar os documentos pessoais, RG e CPF, digitalizados para o e-mail: cs@ufg.br.
6. Posso optar pelo uso do nome social?
Sim. O candidato transexual que desejar atendimento pelo nome social na divulgação dos resultados, homologação e eventual nomeação, tem o direito de solicitar a inclusão deste em sua inscrição online.
Para efetivar seu pedido é necessário preencher totalmente e corretamente o documento Anexo – Requerimento de Inclusão e uso do Nome Social e entregar pessoalmente no endereço do Centro de Seleção da UFG ou digitaliza-lo e enviar para o e-mail: cs@ufg.br.
7. Como acesso o local de realização das provas?
O local será divulgado na página do Concurso/Processo Seletivo por um link específico, conforme as datas determinadas no Cronograma, sendo de responsabilidade do candidato a identificação correta do local, bem como o comparecimento no horário determinado.
8. O que devo levar no dia de realização das provas?
Caneta esferográfica, de tinta preta ou azul fabricada em material transparente e documento de identificação original previsto pelo Edital do Concurso/ Processo Seletivo.
É permitida a entrada de candidatos, na sala de aplicação da prova, com bebidas e alimentos desde que estes estejam acondicionados em sacos plásticos transparentes, possibilitando a visibilidade do conteúdo.
9. O que devo fazer com o celular e outros equipamentos eletrônicos no dia da prova?
Será entregue aos candidatos, ao entrar na sala de realização da prova, uma embalagem na qual deverá colocar todos os dispositivos eletrônicos e objetos pessoais que portar. Os dispositivos deverão estar desligados, a embalagem será lacrada e identificada pelo candidato, e somente poderá ser aberta fora do prédio.
Caso algum equipamento eletrônico entre em funcionamento durante a prova, o candidato será eliminado do Concurso/Processo Seletivo.
10. Fiz mais de uma inscrição no Concurso/Processo Seletivo, para cargos diferentes, mas quero concorrer a só uma vaga. O que acontecerá com as demais inscrições? Preciso cancelar alguma?
Não, somente será homologada a inscrição em que o pagamento foi efetuado. As demais inscrições serão automaticamente canceladas.
11. Em quais casos haverá a devolução do valor pago referente a taxa de inscrição?
Somente haverá devolução do valor referente ao pagamento das inscrições em caso de cancelamento do concurso pela Comissão Organizadora de Concurso Público ou pelo Centro de Seleção. Caso isso aconteça, orientações acerca dos procedimentos serão informadas pela Comissão Organizadora de Concurso Público por meio do telefone (62) 3516-2090.
12. Como faço para ser fiscal de provas no Centro de Seleção?
As inscrições para fiscal serão realizadas exclusivamente via internet, por meio de formulário, que deverá ser preenchido integralmente com os dados do interessado. Após o preenchimento, o solicitante deverá imprimir a sua ficha de inscrição e guardá-la para apresentação, caso seja necessária sua comprovação. O CS reservará para si o direito de solicitar os documentos que julgar necessário, antes, durante ou após a realização dos certames. Para mais informações sobre fiscalização, acesse: centrodeselecao.ufg.br/fiscalizacao.
13. Pessoas sem vínculo com a UFG podem fazer cadastro para fiscalização de provas?
Somente pode pleitear uma vaga na equipe de trabalho dos Concursos e Processos Seletivos, professores, funcionários técnicos-administrativos ativos ou aposentados da UFG, alunos da UFG, funcionários terceirizados ou colaboradores externos com, no mínimo, ensino médio completo. Para mais informações sobre fiscalização, acesse: centrodeselecao.ufg.br/fiscalizacao.
14. Como posso saber informações sobre o ingresso na UFG?
O Conselho Universitário da UFG aprovou em 2014 a adesão integral da Universidade ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A partir desse ano, aqueles que querem ser alunos da UFG devem realizar a prova do Enem e, posteriormente, concorrer a uma das vagas oferecidas na instituição via SiSU. Os cursos de graduação foram divididos em pesos e grupos específicos para compor as notas dos candidatos. Alguns cursos não serão contemplados pelo SiSU por necessitarem de Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE). Informações estão disponíveis em www.sisu.ufg.br Outras dúvidas sobre o SiSU, matrícula e lei de reserva de vagas podem ser sanadas aqui.
15. Como posso saber informações sobre o ingresso, através do processo de Transferência, na UFG?
A transferência pode ser feita pelo candidato que está regularmente vinculado em outra Instituição de Ensino Superior/IES e deseja mudar para o mesmo curso ou em cursos de mesmo grupo (considerados cursos afins), disponibilizados à época da publicação do Edital que ocorre uma vez por ano e sempre no segundo semestre. Caso seja aprovado, o candidato deve apresentar no momento da matrícula, o histórico escolar atualizado, comprovando a conclusão de pelo menos um semestre letivo e vínculo à instituição de origem. A seleção do processo utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O ingresso por transferência é regulamentado pela Resolução CEPEC n.1394/2016, que trata do Preenchimento de Vagas Remanescentes nos cursos de graduação oferecidos pela universidade.